Estes são alguns pontos que deverá ter em consideração no seu projeto de TCC:

O que uma proposta ou projecto de TCC deve demonstrar

O objectivo do projeto de TCC é convencer a comissão ou orientadores de que há uma questão que é realizável e que vale a pena estudar e que você está numa posição de fazer um bom trabalho ao estudá-la

Portanto, o projeto de TCC deve demonstrar que você:

a) Definiu e delimitou uma questão interessante de pesquisa;

b) Pode explicar a importância da questão para uma pessoa não intimamente familiarizada com ela;

c) Pode formular hipóteses testáveis;

d) Tem um plano detalhado para testar as hipóteses mais promissoras

A revisão de literatura no seu projeto de TCC

Você não tem que ler tudo o que já foi escrito sobre o seu tema antes escrever o projeto de TCC. Mas você precisa estar familiarizado com o material que sabe que é relevante para a sua abordagem do problema. Está apenas à espera de fazer um esforço para localizar tal material.

Se o seu projeto de TCC contém uma revisão de literatura que resume a história da investigação relevante sobre o tema e qual a sua extensão, esta deve ser inicialmente acordada entre si e o seu orientador. Em qualquer caso, você deve situar o seu projeto de TCC  dentro do contexto do que é conhecido e/ou da crença geral sobre os factos que você vai investigar. Deve também discutir tanto as contribuições duradouras como as deficiências da pesquisa anterior.

A pesquisa no projeto de TCC

Não deve elaborar a pesquisa  antes de escrever o projeto de TCC. Se você fizer isso, você estará tratando as suas hipóteses como conclusões, e o seu projeto de TCC vai se transformar numa defesa dessas proposições. Uma vez que isso é o papel da defesa do TCC, depois de um ano de testes, de escrever, revisar, novos testes, e reescrever, você pode falhar ao tentar fazê-lo neste momento.Um  projeto de TCC deve descrever o que você se propõe a fazer, e como e por que você se propõe a fazer

Perguntas que o projeto de TCC deve responder directamente:

1 –  Qual é o problema que você vai estudar?

2 – Por que é um problema?

3 – Por que é importante resolvê-lo?

4 – Aonde é que você vai procurar respostas?

5 – Por que você vai procurar nesse local?

Nada em qualquer um pontos dos acima descritos implica qualquer formato estrutural particular que um projeto de TCC deva ter. Quando você planeja o seu projeto de TCC, deve ter o objectivo da proposta (como indicado acima) em mente. Para cada secção, deve ser claro o que tem a secção a ver com o objectivo.

Não é o suficiente dizer o que você acredita ser verdade. Você de precisa ser claro e explícito sobre como as suas (provisórias) conclusões concorrem com os pressupostos que você faz no projeto de TCC.

Tem em conta outras questões quando elabora o seu projeto de TCC? Diga-nos quais nos comentários abaixo